Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História destaca o período das grandes navegações

Historiador Marcos Costa traça um panorama do século XV, quando Portugal e Espanha enviaram expedições para descobrir novas rotas para a Índia

Na Trilha da História

No AR em 11/03/2020 - 13:21

O Na Trilha da História desta semana relembra o período das grandes navegações, uma fase de disputa entre Portugal e Espanha por novas rotas marítimas rumo ao Oriente. O entrevistado deste episódio é o historiador Marcos Costa, autor de “O Livro Obscuro do Descobrimento do Brasil”, lançado pela editora Leya. A obra detalha os 50 anos anteriores e os 50 anos posteriores à chegada das caravelas portuguesas.

"O livro obscuro do descobrimento do Brasil", de autoria do historiador Marcos Costa

 

Durante o programa, o historiador explicou que, no fim da Idade Média, uma série de crises econômicas e políticas motivaram as nações europeias a se lançar em longas viagens por mar na busca de novos negócios. O principal destino era o Oriente, conhecido por vender especiarias que davam sabor e ajudavam a conservar alimentos. Canela, cravo, açafrão e pimenta do reino eram muito cobiçados naquela época.

 

Com patrocínio português, Bartolomeu Dias descobriu em 1488 que era possível acessar o Oriente contornando o sul da África, o chamado Cabo da Tormenta ou Cabo da Boa Esperança. Dez anos depois, Vasco da Gama seguiu as indicações do colega navegador e, pelo mesmo caminho, chegou finalmente à Índia.

 

Já a Espanha patrocinou em 1492 a viagem de Cristóvão Colombo rumo a oeste do oceano Atlântico. O destino era o oriente, mas ele acabou descobrindo uma nova terra, que, mais tarde, ganhou o nome de América. Oito anos depois, em 1500, a expedição do português Pedro Álvares Cabral, que também tinha como destino final o Oriente, fez um desvio na rota e descobriu o Brasil.

Historiador Marcos Costa, autor de "O livro obscuro do descobrimento do Brasil"

 

Trilha Sonora

Todas as músicas deste episódio exaltam o mar e viagens marítimas. Confira a lista: “O mar me leva” (composição de Zeca Baleiro / interpretação de Zeca Baleiro e Zizi Possi); “Os Conquistadores” (composição e interpretação de Sérgio Godinho); “Navegar, Navegar” (composição e interpretação de Fausto); “Vasco da Gama” (composição de Martinho da Vila / interpretação de Martinho da Vila e Mart’nália); e “Três caravelas” (composição de Augusto Algueró / interpretação de Caetano Veloso e Gilberto Gil).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 11/03/2020 - 13:31 - Episódio Na Trilha da História - Grandes Navegações

Mais do programa