O Na Trilha da História desta semana transmite o último episódio especial sobre a vida de Vinicius de Moraes. O biógrafo José Castello volta a conversar com a apresentadora Isabela Azevedo, desta vez sobre a relação de amizade que o poeta mantinha com seus parceiros de composição. O entrevistado é autor do livro Vinicius de Moraes – O Poeta da Paixão.
Durante a entrevista, Castello explicou que a música não tinha o menor sentido para Vinicius se ele não pudesse compartilhar com seus parceiros. Com Tom Jobim, o poeta compôs o musical Orfeu da Conceição e inaugurou a Bossa Nova. Projetaram a música brasileira no exterior. Com Carlos Lyra, fez o musical Pobre Menina Rica e outras tantas canções. Com Baden Powell, escreveu os famosos afrosambas, um bonito encontro do Brasil com suas origens africanas. Com Toquinho, último parceiro, criou dezenas de músicas, incluindo álbuns infantis, e viajou muito para fazer shows. Foi esse amigo, 43 anos mais novo, que testemunhou os últimos instantes de vida de Vinicius.
Trilha Sonora
Confira a lista de música deste episódio: Samba da Bênção (composição de Vinicius de Moraes e Baden Powell / interpretação de Vinicius de Moraes); Carta ao Tom 74 (composição de Vinicius de Moraes e Toquinho / interpretação do Quarteto em Cy); Modinha (composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes / interpretação de Elis Regina); Valsinha (composição de Chico Buarque e Vinicius de Moraes / interpretação de Chico Buarque); Marcha da Quarta-Feira de Cinzas (composição de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes / interpretação de Nara Leão); Tarde em Itapoã (composição de Toquinho e Vinicius de Moraes / interpretação de Vinicius,Toquinho e Marilia Medalha); Samba pra Vinicius (composição e interpretação de Chico Buarque e Toquinho).
Conheça o Na Trilha da História
Atenção para mudanças nos horários do programa:
Em razão da crise do coronavírus, Nacional do Rio e a Nacional da Amazônia estão veiculando uma programação especial. Quando a situação voltar à normalidade, o Na Trilha da História voltará ao horário normal nessas emissoras. Confira a grade de transmissão para esta semana:
Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;
Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;
Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;
Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.
Atenção, ouvintes do Rio de Janeiro: em razão da propaganda eleitoral obrigatória, a Nacional Rio, a MEC AM e a MEC estão transmitindo apenas episódios com menos de 54 minutos de duração - o que não é o caso desta série especial sobre Vinicius de Moraes. Por isso, vamos reprisar ao longo de toda a fase de campanha eleitoral programas mais curtos. Assim que possível, transmitiremos esta série também no Rio de Janeiro.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.