Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História discute evolução dos transportes, da comunicação e do papel da mulher

Historiadora Mary del Priore volta ao programa nesta semana para falar sobre mais mudanças no cotidiano do brasileiro ao longo do século XX

Na Trilha da História

No AR em 09/12/2020 - 10:13

O Na Trilha da História desta semana traz novamente a historiadora Mary del Priore para continuar tratando da evolução de alguns hábitos dos brasileiros ao longo do século XX. Neste programa, os temas de debate são os meios de transporte, os meios de comunicação e o papel da mulher na sociedade. A pesquisadora é autora da coleção Histórias da Gente Brasileira, lançada pela editora Leya, que aborda costumes e a vida privada no Brasil durante os períodos colonial, imperial e republicano.

Mary del Priore começa a entrevista pontuando que o século XX foi marcado pelas rápidas transformações no setor dos transportes. Ela cita o exemplo da chegada da aviação comercial na década de 30, que revolucionou o turismo. Uma viagem para a Europa ou para os Estados Unidos que poderia demorar semanas de navio passou a ser feita em apenas alguns dias.

A pesquisadora lembra, em seguida, que a revolução tecnológica também abarcou os meios de comunicação. Nos anos 30, o rádio conquistou as famílias brasileiras com novelas, notícias, humor e música. Depois foi a vez da televisão, que chegou ao Brasil nos anos 50 e, especialmente a partir dos anos 70, conquistou de vez os lares brasileiros. Os telejornais davam notícias e mostravam imagens de todo o Brasil. As novelas ditavam modas e ajudaram a acelerar mudanças no comportamento da população, com destaque para o papel da mulher na sociedade.

Trilha Sonora

As músicas deste episódio remetem à alimentação, à moradia e ao lazer do brasileiro. Confira a lista:  Saudades dos aviões da Panair / Conversando no bar (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant / interpretação de Elis Regina); Cantoras do Rádio (composição de Lamartine Babo, Braguinha e Alberto Ribeiro / interpretação de Carmem Miranda e Aurora Miranda); Começar de novo (composição de Ivan Lins e  Vitor Martins / interpretação de Simone); Mama África (composição e interpretação de Chico César); É preciso (composição e interpretação de Gonzaguinha); e Como os nossos pais (composição de Belchior e interpretação de Elis Regina).

 

Conheça o Na Trilha da História

 

Atenção para mudanças nos horários do programa:

Em razão da crise do coronavírus, Nacional do Rio e a Nacional da Amazônia estão veiculando uma programação especial. Quando a situação voltar à normalidade, o Na Trilha da História voltará ao horário normal nessas emissoras. Confira a grade de transmissão para esta semana:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 09/12/2020 - 10:13

Mais do programa