Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta a trajetória da URSS e da Rússia

Neste episódio, o historiador Daniel Aarão Reis contextualiza o conflito entre russos e ucranianos a partir da história contemporânea da URSS e da Rússia

Na Trilha da História

No AR em 14/04/2022 - 07:12

Nesta semana, o Na Trilha da História volta a abordar a guerra entre russos e ucranianos, mas a partir de outro ângulo: a história contemporânea da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da Rússia. O entrevistado deste episódio é o historiador Daniel Aarão Reis, doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP), professor de história contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de vários livros sobre movimentos sociais, ditaduras e revoluções, incluindo o título A Revolução que mudou o mundo – Rússia 1917, lançado pela Companhia das Letras.

Para ouvir, clique no player acima. 

Historiador Daniel Aarão Reis, professor da Universidade Federal Fluminense

Durante a entrevista, o pesquisador detalha a formação da URSS, o contexto da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a trajetória que a Rússia traçou após a Guerra Fria, incluindo o governo e o perfil político do atual presidente russo, Vladimir Putin. Essas informações são usadas ao longo da entrevista para explicar a atual guerra em solo ucraniano, iniciada em 24 de fevereiro de 2022, com a invasão de tropas russas.

Este é o segundo episódio sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Para ouvir o primeiro programa sobre o tema, clique aqui.

Livro "A Revolução que mudou o mundo", de Daniel Aarão

Trilha Sonora

A trilha sonora deste episódio é formada principalmente por músicas de protesto à guerra, compostas por russos e ucranianos. Confira a lista: Ne Strelyayte (“Não atire”, em português, com a russa Zemfira); Would You Give Me a Hand (“Você pode me dar uma mão”, em português, com o ucraniano Sasha Boole); Yablonnyy Sad (“Jardim das macieiras”, em português, com a banda russa Shortparis); Poyezd v ogne (“Trem pegando fogo”, em português, com a banda russa Aquarium; e o primeiro movimento do Concerto para piano em Si Menor, de Tchaikovsky, interpretado pela Orquesta Filarmônica de Berlim e o pianista russo Evgeny Kissin.

Conheça o Na Trilha da História:

Confira os horários do programa:

Sábado, 8h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 14/04/2022 - 08:15 - Episódio Na Trilha da História - URSS e Rússia

Mais do programa