Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História lança série sobre Bicentenário da Independência

Neste primeiro episódio, o pesquisador Paulo Rezzutti responde às dúvidas dos ouvintes e divulga o livro “Independência, a história não contada – a construção do Brasil: 1500 – 1825”

Na Trilha da História

No AR em 11/08/2022 - 11:15

Para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado neste ano de 2022, o Na Trilha da História vai transmitir vários episódios sobre o tema. Os programas serão veiculados ao longo de todo este semestre, sempre intercalados com outros temas. O primeiro da série, veiculado esta semana, traz como convidado o biógrafo e pesquisador Paulo Rezzutti, autor do livro Independência, a história não contada – a construção do Brasil: 1500 – 1825, lançado pela editora Leya. Ao longo da entrevista, Rezzutti respondeu questões relacionadas às razões para a separação de Portugal, ao relacionamento entre Dom Pedro I e o pai Dom João VI, ao papel da imperatriz Leopoldina e à atuação da maçonaria no processo de independência.

Apresentadora Isabela Azevedo com o pesquisador Paulo Rezzutti

Trilha Sonora

Este episódio traz canções de Lenine que explicam o Brasil e o povo brasileiro: Onde o Brasil aprendeu a Liberdade (composição de Martinho da Vila e interpretação de Lenine); Sob o mesmo céu (composição de Lenine e Lula Queiroga / interpretação de Lenine); Leão do Norte (composição de Lenine com Paulo César Pinheiro na voz de Lenine); Relampiano (composição de Lenine e Paulinho Moska / interpretação de Lenine); Jack soul brasileiro (composição e interpretação de Lenine); e Tubi Tupy (composição de Carlos Rennó e Lenine / interpretação de Lenine).

Conheça o Na Trilha da História:

Confira os horários do programa:

Sábado, 8h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 11/08/2022 - 11:49 - Episódio Na Trilha da História - Dúvidas sobre a Independência

Mais do programa