Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História convida Laurentino Gomes para falar sobre escravidão e Independência do Brasil

Em mais um episódio da maratona sobre o Bicentenário da Independência, o jornalista e escritor Laurentino Gomes conversa com a apresentadora Isabela Azevedo sobre o volume III da coleção “Escravidão”

Na Trilha da História

No AR em 26/10/2022 - 13:46

Nesta semana, o Na Trilha da História dá sequência à maratona sobre o Bicentenário da Independência com um episódio sobre escravidão no contexto da separação do Brasil de Portugal. O convidado é o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da coleção Escravidão, lançada pela editora Globo Livros. Nesta entrevista, o tema foi o terceiro volume da série, que aborda o período a partir da Independência, em 1822, até a Abolição da Escravidão, em 1888.

 

Apresentadora Isabela Azevedo com o jornalista Laurentino Gomes, autor da coleção "Escravidão"

 

Durante o programa, Laurentino lembrou que em 1822, ano da Independência, o Brasil abrigava uma população eminentemente negra. Dos 4,7 milhões de habitantes, um terço era de africanos e afrodescendentes escravizados. Outro terço era composto por negros libertos e mestiços.

Trilha Sonora

Este episódio traz jovens cantoras negras interpretando letras que falam sobre escravidão, racismo e cultura afro-brasileira. Confira a lista: Sou negro (composição de Jean Carlos e interpretação da cantora capixaba Monique Rocha); Tranças, (composição e interpretação de Dejeane Arruée e Graziela Pires, do grupo 50 tons de pretas); Preta Yaya (composição de Theodoro Nagô e interpretação de Xênia França); Força (composição e interpretação de Clara Pinheiro); Raízes, (composição de Negra Li, Fábio Brazza, Duani e Vulto / interpretação da cantora Negra Li, com participação de Rael); e Zumbi (composição de Jorge Benjor e interpretação de Ellen Oléria).

Criado em 26/10/2022 - 13:51 - Episódio Na Trilha da História - Escravidão e Independência do Brasil

Mais do programa