O episódio de estreia da oitava temporada do Na Trilha da História trata de um tema traumático para a memória do povo brasileiro: a violência praticada durante o período da ditadura militar (1964-1985). Nesta semana, completam-se 59 anos que João Goulart foi derrubado da presidência da República, abrindo caminho para a tomada do poder pelos militares.
O convidado deste programa é o historiador Carlos Fico, doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e um dos maiores pesquisadores brasileiros no período da Ditadura Militar. Carlos lançou recentemente o livro História do Brasil Contemporâneo – da morte de Vargas aos dias atuais, pela editora Contexto.
Durante a entrevista, Carlos afirmou que o regime militar foi violento desde o início e que, à medida que o sistema de repressão foi se institucionalizando, as práticas de tortura ocorriam geralmente nas estruturas do Destacamento de Operações de Informação e do Centro de Operações de Defesa Interna, os DOI-CODI. Ao longo do programa, o pesquisador também explicou outros sistemas de repressão do regime, como a espionagem e a censura.
Trilha Sonora
A seleção musical deste episódio é formada por músicas de protesto contra o regime militar ou composições relacionadas ao período. Confira a lista: Cálice (composição de Chico Buarque e Gilberto Gil / interpretação de Gilberto Gil); Terra (composição e interpretação de Caetano Veloso, Menino (composição de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos / interpretação de Milton Nascimento); Calabouço (composição e interpretação de Sérgio Ricardo); e Pesadelo (composição de Paulo César Pinheiro e interpretação do grupo MPB 4).