Nesta semana em que recebemos a triste notícia da morte da rainha do rock brasileiro, o Na Trilha da História retransmite o episódio sobre o grupo Mutantes, formado por Rita Lee e os irmãos Baptista na onda tropicalista dos anos 60. A convidada deste episódio é a jornalista e escritora Chris Fuscaldo, autora da Discobiografia Mutante – Álbuns que revolucionaram a música brasileira, que deu a ela o Prêmio Profissionais da Música 2019, na categoria Livros Musicais.
Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista formaram Os Mutantes na década de 60 e o primeiro disco foi lançado em 1968. O trio participou do movimento tropicalista e contou com a visão estética e os arranjos do maestro Rogério Duprat. Durante a entrevista, Chris Fuscaldo contou várias histórias do grupo. Falou, por exemplo, sobre a personalidade dos integrantes, o casamento entre Rita e Arnaldo e a expulsão da vocalista da banda.
Trilha Sonora
Confira as músicas interpretadas pelos Mutantes selecionadas para este episódio: Bat Macumba (Gilbert Gil e Caetano Veloso); Panis et Circenses (Gilbert Gil e Caetano Veloso); Dois mil e um (Rita Lee e Tom Zé); Dom Quixote (Rita Lee e Arnaldo Baptista); Ando meio desligado (Rita Lee, Arnaldo e Sérgio Baptista), Top Top (Mutantes e Arnolpho Lima Filho); e Minha Menina (Jorge Ben).