Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa fala sobre guarda compartilhada

Especialista enumerou maneiras de fazer da guarda compartilhada algo positivo para pais e filhos

Nacional Jovem

No AR em 15/05/2019 - 14:02

O Nacional Jovem conversou com a psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental Ellen Moraes Senra, sobre guarda compartilhada. 

Ouça no player abaixo:

 

A guarda compartilhada é uma modalidade de guarda de filhos menores de 18 anos considerada a maneira mais evoluída de manter vínculo familiar com os filhos após o rompimento conjugal. 

A psicóloga acredita que na teoria pode ser muito bom para os filhos, porém, caso não exista um acordo sobre a rotina da criança, pode gerar conflitos. As crianças menores, principalmente, podem ficar confusas sobre quais regras seguir. 

 

"É importante que a conduta seja combinada, assertiva e que se mantenha a palavra de ambas as partes", declarou. 

 

Quando existe uma mágoa de uma das partes em relação à separação, pode ocorrer a "alienação parental". Essa situação é passível de perda da guarda. 

A psicóloga também destacou que são os adultos que dão a conotação negativa ou positiva para essa experiência. 

 

"Nem tudo que termina é porque é algo ruim. Às vezes está terminando justamente para preservar aquela criança e adolescente de forma que ele não viva em um ambiente de conflito", disse.

 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.  

Criado em 15/05/2019 - 14:50

Mais do programa