O Nacional Jovem conversou com a doutora em Psicologia e Psicoterapeuta Célia Maria Ferreira, que falou sobre a escola como espaço de prevenção ao suicídio de adolescentes.
Ouça no player abaixo:
Célia acredita que um dos motivos do alto índice de suicídio entre jovens é o fato de eles serem muito exigidos nos dias de hoje, o que pode gerar um sofrimento psíquico.
Segundo a especialista, o primeiro passo para os educadores e professores começarem a prevenção é saber falar sobre o assunto.
Ela apontou que mudança nos hábitos, comportamento ansioso, piora no desempenho escolar e afastamento dos amigos são sinais de que o jovem pode estar sofrendo.
Célia lembrou que os adolescentes passam muito tempo na escola e os professores podem perceber sintomas e ter um papel importante de ajuda na vida deles.
"Precisamos ouvir os adolescentes, acolher a sua dor, estar presente na vida deles", declarou.
A psicoterapeuta afirmou que a tentativa de suicídio é expressão de um processo de crise, que se desenvolve de uma forma gradual.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.