Na semana dos professores, o Nacional Jovem falou sobre a violência em sala de aula. Segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de agressões contra docentes. Para debater essa questão, Ediléia Martins conversou com o psicanalista Flávio Calile.
Ouça no player abaixo:
"O professor sofre muito com a violência, com calúnia, com difamação, até às vezes xingamento. A própria pressão do ambiente de trabalho é uma violência contra ele. Entre os alunos mais jovens, nós temos aqueles que xingam o professor, aluno que pressiona ele por conta de nota. Então, é essa pressão moral mesmo, essa violência moral que os professores sofrem em sala de aula. E quando o professor não cede a essas questões ele acaba sofrendo violência física", opinou.
De acordo com o profissional, é preciso ver o que ocorre na família desses jovens.
"Eu penso que a violência na escola é fruto da violência de casa. É a criança, o adolescente que vê o desrespeito entre os pais. Acho que essa conversa com os pais e com esse aluno, responsabilizando-o por atos pequenos, pode ajudar na prevenção dessa violência", complementou.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.