O Nacional Jovem desta sexta-feira (01) bateu um papo com a psicóloga Juliana Gebrim sobre como manter o equilíbrio emocional para a prova do Enem. Às vésperas do calendário, os candidatos começam a serem tomados pela ansiedade e pelo nervosismo. Segundo ela, "não adianta uma pessoa estudar muito se ela não tiver o emocional em dia. Tem muita gente que estuda e na hora da prova não consegue controlar as emoções. Então, isso é determinante!".
De acordo com a Dra., a ansiedade tem dois fatores: "Ela faz com que o aluno que está se preparando para a prova comece a se identificar com o externo, no caso a prova, como algo muito maior do que deveria ser. E no outro ponto da ansiedade ele começa a enxergar que ele não tem condições de lidar com aquilo. Então, ficam esse ponto interno e externo enfraquecidos, distorcidos".
Na entrevista, ela dá a dica de como a respiração abdominal é fundamental para a "hora do branco".
Para Juliana, todo esse nervosismo é passageiro. No papo, ela ensina ainda a lidar com a frustração da derrota. "Ninguém vai querer saber se você passou no 1º vestibular, no 2º ou no 3º. Então, você reprovar num certame não diz nada a respeito da sua burrice, da sua inteligência, da sua competência. Isso não pode abalar a sua autoestima. Essa fase pra eles é de amadurecimento emocional", opina a psicóloga.
Acompanhe a entrevista completa no player:
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.