Ainda no Janeiro Branco, o Nacional Jovem desta terça-feira (21) conversa sobre saúde mental com a educadora, psicóloga, cofundadora da UNIPAZ no Brasil, vice-reitora da Rede UNIPAZ e autora d’A Inventadeira, Lydia Rebouças. No bate-papo, ela conversa sobre a importância da terapia para a saúde mental.
Mas que tipo de tratamento envolve a terapia? Segundo Lydia, "a terapia é um processo de acompanhamento onde a pessoa chega a um psicólogo para ter um espaço de escuta. Para ser ouvida e escutar a si própria, se conhecer melhor, aprender a lidar melhor com suas emoções. E para isso, existem muitas formas de terapia. A pessoa pode ter uma dificuldade de expressão corporal, de lidar com o seu corpo. Então, é mais indicado uma terapia voltada para o corpo".
Na entrevista, ela afirma não haver contra-indicação para a terapia. "O ideal é que todos pudessem fazer porque é um espaço de escuta onde você não vai ser julgado. Isso traz enormes benefícios para a vida como um todo", afirma.
Então, todo mundo pode fazer terapia? Ainda segundo a psicóloga, esse espaço de autoconhecimento pode ser extremamente saudável para que nós possamos tomar decisões no cotidiano. Lydia fala também sobre o reflexo dos corpos parados na psiquê.
Ouça a entrevista completa:
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.