Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doença do Beijo: Infectologista fala sobre os cuidados para quem for pular o carnaval

Transmitida por contato íntimo com secreções respiratórias de uma pessoa infectada (não somente pelo beijo), a doença tem sintomas que costumam perdurar de duas a quatro semanas

Nacional Jovem

No AR em 19/02/2020 - 16:00

O Nacional Jovem desta quarta-feira (19) fala sobre a Doença do Beijo. Você já ouviu falar? Causada por um vírus, ela aumenta muito nesse período de carnaval. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é mais comum entre os jovens de 15 a 25 anos. Também chamada de mononucleose, ela tem sintomas parecidos com os de outras infecções como amidalite bacteriana e gripe. Para explicar melhor essa doença, Ediléia Martins conversou com a médica infectologista, Flavia Gomide.

"A doença é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB), de fácil transmissão de pessoa a pessoa, e da família do Herpes vírus. É também uma doença infectocontagiosa. Entres os sintomas estão febre, dor de garganta e gânglios inchados. Infecções que podem fazer um quadro muito parecido ao HIV. Então, tem que ter acompanhamento médico", esclarece a médica.

Ainda segundo Flavia, o vírus circula muito em crianças de até 5 anos. "Muitas já tem contato com o vírus e estão imunes ao risco", diz. Na entrevista, ela comenta ainda outras doenças transmitidas pelo "beijo" como é o caso da  herpes e da sífilis. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 19/02/2020 - 18:00 e atualizado em 19/02/2020 - 17:58

Mais do programa