Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

As inscrições estão abertas até 15 de março e a prova será aplicada em 15 de maio. Escolas públicas e particulares podem se inscrever.

Nacional Jovem

No AR em 28/02/2020 - 16:00

O Nacional Jovem desta sexta-feira (28) divulga as inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA. Escolas públicas e privadas podem se inscrever até 15 de março pelo site do evento. A prova será aplicada no dia 15 de maio. Quem explica mais sobre esta edição, é o coordenador nacional da Olimpíada e astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), João Batista Garcia Canalle. 

 "A OBA é uma das mais antigas olimpíadas de conhecimento do Brasil. Perde, talvez, para a antiga OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática mas depois, em 1998, nasceu a OBA, junto com a área de química e muitos outras que vieram a ser oferecidas. O objetivo da OBA é atingir todos os alunos do ensino fundamental e médio. Temos quatro níveis de dificuldades na prova.  Mas o objetivo é interagir com os alunos e também com o professor deles", esclarece o astrônomo.

Para Canalle, a astronomia é uma das mais antigas ciências. Pois o céu sempre atraiu a atenção das pessoas, sempre pareceu algo misterioso e imcompreensível. Em 2020, comemoramos também os 30 anos do primeiro telescópio espacial. 

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA distribui cerca de 50 mil medalhas por ano, entre ouro, prata e bronze. De acordo com o coordenador, a OBA é uma das olimpíadas que mais distribui medalhas em todo o Brasil. Em 2019, foram mais de 890 mil alunos participando. 

Para ajudar na preparação dos estudantes, a OBA tem um aplicativo com vídeos, provas e gabaritos de edições anteriores. 

Quer saber como funciona cada etapa?  E a Mostra Brasileira de Foguetes? Acompanhe a entrevista completa no player:

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 28/02/2020 - 18:06 e atualizado em 28/02/2020 - 17:47

Mais do programa