Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha conscientiza sobre a importância da higiene na prevenção ao câncer de pênis

Segundo urologista, a incidência maior está nas regiões norte e nordeste

Nacional Jovem

No AR em 07/02/2020 - 16:00

O Nacional Jovem desta sexta-feira (7) fala sobre uma campanha muito bacana sobre o câncer de pênis. Não é só no Novembro Azul que vale a conscientização. Ediléia Martins conversa com um urologista e também com um dos idealizadores da Campanha Lave o Dito Cujo, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que chama a atenção para os cuidados com o órgão reprodutor masculino.

Todos os anos, cerca de mil homens têm o pênis amputado no Brasil por complicações causadas por falta de higiene, principalmente em regiões mais carentes. Segundo o médico, "a incidência é muito frequente no Brasil". Mas quais são as doenças mais comuns do órgão genital masculino? De acordo com Aguinaldo Nardi, "o mais comum são as infecções por fungos que também são precursoras de câncer. Existe também uma epidemia relacionada ao HPV que também leva ao câncer". 

Ele ainda comenta, que no norte e nordeste a incidência do câncer de pênis é muito maior do que a do câncer de próstata principalmente em locais onde não há acesso ao médico. "A cabeça do pênis tem que ser exposta. Quem não consegue expor a glande é porque tem fimose que é o primeiro fator de risco do câncer de pênis. O segundo fator de risco são as DTS", complementa o urologista, que na entrevista explica a higiene passo-a-passo.

A campanha está também no Instagram com um calendário em forma de posts 366 dias até o final de 2020. Para Leonardo Telles, um dos idealizadores da ação, o assunto é meio tabu no meio dos homens. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 07/02/2020 - 17:31 e atualizado em 07/02/2020 - 17:29

Mais do programa