Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

SouTEC: aplicativo auxilia estudantes a escolherem curso técnico

Ferramenta já está disponível gratuitamente e pode ser usada mesmo sem a internet

Nacional Jovem

No AR em 22/06/2022 - 14:35

Vamos conhecer agora um aplicativo que estimula estudantes a escolherem curso técnico: o SouTEC. Sobre esse assunto, o Nacional Jovem conversou com Tomás Sant´Ana, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).

Segundo ele: "o aplicativo é uma ação importante onde os jovens podem conhecer os seus interesses e realizar um teste para entender melhor seu caminho profissional. O foco são os jovens que estão nos últimos anos do ensino fundamental, especialmente o nono ano, que é quando o estudante vai para o ensino médio e precisa começar a definir o seu futuro profissional escolhendo um curso técnico".

Tomás explica como a ferramenta funciona. 

"O SouTEC possui um teste de interesse composto por 72 questões, onde o jovem vai dizer se ele gosta pouco ou muito de determinada área e isso vai gerar dados da sua relação de interesse e seu perfil ocupacional" 

O aplicativo, já disponível gratuitamente para tablet e celular, está relacionado a proposta do novo ensino médio, em que existe o itinerário da formação técnica e profissional. 

Ouça mais no player acima. 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 22/06/2022 - 16:23

Mais do programa