Fazer uma prova para o Enem ou para um concurso exige do aluno muito foco, atenção, concentração. É um esforço cerebral que pode e deve ser treinado por meio da técnica de mindfulness. Sobre esse assunto, o Nacional Jovem conversou com o psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Arnaldo Vicente.
A técnica, explica Arnaldo, consiste em "atenção plena intencional, na qual a pessoa sabe que vai prestar atenção em alguma coisa, fazendo com que a pessoa tenha uma percepção mais realista do presente e não seja prejudicada pelos pensamentos automáticos".
Ele observa que toda vez que agimos no modo automático estamos na verdade condicionando o nosso cérebro a não prestar atenção no momento presente: "quando você não está consciente plenamente do que está fazendo no presente o cérebro vai fica se deslocando do passado para o futuro".
Segundo o psicológo, na medida em que você faz os exercícios de atenção plena você está reeducando o seu cérebro. "Então ele passa a não ser tão dominado pelos seus pensamentos automáticos, que vão gerar comportamentos automáticos que nem sempre vão levar você aonde você quer."
Ouçaa entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h30 às 15h pela Rádio Nacional da Amazônia.