Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como ensinar às crianças a importância da não-violência na resolução de conflitos?

Ouça entrevista com Raquel Franzim, diretora de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana

Nacional Jovem

No AR em 12/01/2023 - 14:05

O Nacional Jovem desta quinta-feira (12) falou sobre a importância de ensinar às crianças que a violência não é uma opção para resolver conflitos. Sobre esse assunto, o programa conversou com Raquel Franzim, diretora de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana. 

Diante dos últimos acontecimentos no país, temas como esse se tornam uma pauta urgente também para as famílias. 

Segundo Raquel: "as crianças devem ser sempre protegidas de assistir, experimentar ou vivenciar situações de violência. Mas como elas fazem parte da sociedade à sua maneira, elas assistiram às cenas lamentáveis que ocorreram nesses últimos dias. Então, é fundamental que famílias, escolas e a sociedade de um modo geral as ajude a entender o que aconteceu e a refletir sobre as diferentes maneiras que temos de resolver conflitos. A cultura de paz é um pré-requisito para qualquer sociedade."

No intuito de evitar as ansiedades e temores gerados, Raquel destacou o acolhimento pelo diálogo.

"Afinal, de que forma a gente diverge do outro? Numa democracia é por meio do diálogo. Todo esse conflito que a gente viu no último final de semana, ele muita das vezes acontece também dentro das escolas e de outros espaços."

Ouça mais no player acima. 

Criado em 12/01/2023 - 19:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa