Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relação com a mãe influencia saúde mental por toda a vida

Psicóloga explica como a relação afetiva entre mãe e filho impacta a formação da criança desde a gestação

Nacional Jovem

No AR em 10/05/2023 - 14:05

Com o Dia das Mães se aproximando, a terapeuta cognitivo comportamental Ana Clara Chaves conversou com o Nacional Jovem sobre a importância da relação mãe e filho para o estabelecimento de relações e para a saúde mental durante a vida. 

"O afeto que a gente recebe da mãe é o primeiro afeto que a gente recebe na vida", observa a psicóloga. "Ela vai influenciar em todas as outras relações que a gente tem ao longo da vida."

Ana explica que o vínculo afetivo entre mãe e filho começa desde a gestação. "Muito do que a gente vive na nossa gestação fica ali com aquela pessoa", afirma. "Por exemplo, hormônios liberados no estresse, quando a mãe está muito extressada, o bebê vai receber o hormônio do estresse."

Ouça a entrevista completa na player acima. 

*No áudio onde a psicóloga fala Hipotálamo, o certo é Hipocampo.

Criado em 10/05/2023 - 15:13

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa