O Nacional Jovem recebeu, em seus estúdios, nesta sexta-feira (27) alunas e professoras que participaram – e tiveram seus trabalhos reconhecidos – do FrancEcolab Brasil, um programa educativo em francês e português que chama a atenção dos jovens para a importância das questões ambientais. A iniciativa, desenvolvida pela Embaixada da França no Brasil, alcança mais de mil estudantes do país, de sete a 18 anos, de 57 escolas públicas e particulares. Depois de frequentarem oficinas e palestras de temas ligados à educação ambiental, os alunos criam produtos como contos e programas de rádio dentro do tema de um concurso – que, na edição deste ano, foi "As florestas do Brasil: preservar a biodiversidade". Dez equipes foram premiadas, e os autores desses projetos vieram para Brasília, para participar da cerimônia de premiação e de atividades pedagógicas que reforçam a preservação das florestas brasileiras.
Vencedoras do prêmio especial do júri da categoria Ensino Fundamental 1, a professora Flávia de Jesus dos Santos Pontes e sua aluna Thaylla Victoria Ramos da Costa, de dez anos, falaram sobre a história que a turma, da Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva, de Macapá (AP), criou e ilustrou: a da onça-pintada Jussara. A escola também foi premiada nas duas primeiras edições do programa.
Quem levou o prêmio na categoria Ensino Médio foi a Escola Estadual José Carlos Mestrinho, de Manaus (AM). A professora Kadidiatou Sow (de origem francesa) e sua aluna, Andrya Pietra Sousa de Jesus, de 15 anos, explicaram como surgiu o podcast PodYanomami, todo falado em francês e que explica por que devemos proteger a biodiversidade.
A representante da Embaixada da França no Brasil, Laura Le Mounier, que é assessora de cooperação educacional, também participou da conversa com a apresentadora Ediléia (Didi) Martins. O concurso FrancEcolab Brasil oferece R$ 60 mil em prêmios às escolas vencedoras, e terá sua cerimônia de premiação – marcada para este sábado (28), às 11h, transmitida pelo YouTube.
Ouça a entrevista completa no player acima.