Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Influenciador fala sobre a importância da divulgação científica em tempos de fake news

Com 20 mil seguidores só no Twitter, Eduardo Sato compartilha vídeos sobre física nas redes sociais

Nacional Jovem

No AR em 28/03/2024 - 16:20

A Rádio Nacional da Amazônia está ao vivo diretamente da 6ª edição da Campus Party Brasília, que acontece até 31 de março, no Estádio Mané Garrincha.

Nathália Mendes e Ediléia Martins bateram um papo com Eduardo Sato, mestre em Física de Partículas, doutorando em Ensino de Ciências e coordenador de Divulgação Científica do Instituto Principia, sobre a relevância da divulgação científica em meio à proliferação das fake news.

Criador de conteúdo sobre ciência nas redes sociais, ele destaca que em tempos de desinformação a divulgação científica funciona "mais como vacina do que como remédio". "Pois quando a pessoa já recebeu uma fake news é muito mais difícil convencer ela de que aquilo não funciona ou não faz muito sentido, do que o contrário. Tanto é que no material que eu produzo, eu não desminto diretamente as fake news, mas levo informação para que a pessoa possa se munir de ferramentas melhores", avalia o influenciador, que possui só no Twitter 20 mil seguidores. 

Eduardo lembrou também da pandemia, onde muitos cientistas precisaram vir para a linha de frente, e abordar temas que geravam polêmica como a vacina e o vírus. "Foi aí que as pessoas perceberam que era importante ter alguém trabalhando com a comunicação de ciência mesmo. Muita gente percebeu que cientistas não conseguem se expressar bem, não há um treinamento específico. Então, a ideia é não ficar só restrito ao jornalismo e veículos muito específicos de comunicação", finaliza.

Acompanhe mais no player acima.

Criado em 28/03/2024 - 16:20

Mais do programa