Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela o que pensam os jovens sobre o mercado de trabalho

Proposta do estudo busca não rotular o jovem e compreender os reais desafios para inserção no mundo profissional

Nacional Jovem

No AR em 16/08/2024 - 14:00

Pesquisa do Instituto da Oportunidade Social (IOS) revela o que pensam os jovens sobre o mercado de trabalho. O estudo revela as principais áreas que jovens da Geração Z pretendem atuar e ainda a preferência em trabalhar em empresas que valorizam o respeito, sustentabilidade, ética e transparência.

Para compreender melhor o estudo o Nacional Jovem conversou com Kelly Lopes, superintendente do IOS.

Ouça a entrevista completa no player acima.

São Paulo, 02 de agosto de 2024 – “Dia Internacional da Juventude” (12/8), foi criado pela ONU em 1999 e é comemorado mundialmente, destacando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. Para este ano, o tema escolhido para celebrar a data é: "Dos cliques ao progresso: caminhos digitais para o desenvolvimento sustentável da juventude". Alinhada com o tema, a pesquisa “GenZ além dos rótulos”, realizada pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS) - que há 26 anos atua na formação e empregabilidade de jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos e já formou mais de 45 mil profissionais – traz dados importantes.
 

Além de mostrar que mais da metade (64%) dos jovens da Geração Z entrevistados pretendem sim alcançar cargos de liderança em suas carreiras, também aponta as principais áreas de atuação desejada por eles e que, de alguma forma, refletem o tema principal sugerido pela ONU para a ocasião. As áreas mais citadas pelos jovens que participaram da pesquisa foram:

  1. Tecnologia (games, suporte, web design);
  2. Comunicação Social (Publicidade eMarketing),
  3. Administração,
  4. Recursos Humanos,
  5. Psicologia,
  6. Engenharia,
  7. Pedagogia, entre outras.

Outro dado trazido pela pesquisa e que tem conexão com o tema proposto pela ONU mostra que a maioria dos entrevistados (96%), também apontou que acha importante e muito importante que a empresa contratante valorize temas como respeito, sustentabilidade, ética e transparência.
 

A pesquisa ouviu 929 jovens de 15 a 29 anos, que já fizeram ou estão fazendo os cursos do IOS, nas unidades de São Paulo (São Paulo, Barueri, Hortolândia, Diadema, Jandira, Osasco, São Bernardo do Campo, Sumaré Carapicuíba, Caieiras, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos); Rio Grande do Sul (Porto Alegre); Pernambuco (Recife e Olinda); Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem e Ibirité).
 

“Esse estudo mostra que esses jovens querem sim chegar aos cargos de liderança, mas querem ser líderes diferentes. Querem estar preparados para ser exemplo para suas equipes” destaca a superintendente do IOS, Kelly Lopes.

 

Criado em 16/08/2024 - 16:04

Mais do programa