A primeira visita ao ginecologista costuma ser um momento de muita apreensão e constrangimento entre as adolescentes e descobrir a época certa da primeira consulta não é uma tarefa fácil.
Na maioria dos casos, algumas das principais razões que levam uma menina ao ginecologista pela primeira vez perpassam pelas dúvidas existentes sobre o início da vida sexual, o que não deve ser encarado pelos pais como um “bicho de sete cabeças”.
Ouça também:
Psicólogo orienta como pais devem lidar com a sexualidade dos filhos
Para falar sobre este importante assunto, o programa Nacional Jovem conversou, nesta segunda-feira (24), com o médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Mauro Sancovskin, que contou aos pais e adolescentes ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia como encarar essa temida visita.
Segundo explicou Mauro Sancovskin, a primeira visita a este especialista deve ser encarada como um momento de auto-conhecimento, uma oportunidade importante para a menina desenvolver sua sexualidade de forma segura e sem traumas.
Para o ginecologista, a primeira consulta vai orientar a adolescente, tirar as suas dúvidas sobre sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, o que proporcionará à menina conhecer melhor os caminhos da vida sexual.
Confira a entrevista na íntegra aqui!
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.