Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional Jovem debate desaparecimento de crianças e adolescentes

Psicóloga fala sobre os riscos que adolescentes que fogem de casa

O Programa Nacional Jovem desta terça-feira (18), entrevistou  a doutora em psicologia clínica e coordenadora da equipe de psicólogos do Projeto Caminho de Volta,Claudia Figaro Garcia, sobre como entender e lidar com casos de crianças e adolescentes que desaparecem ou simplesmente fogem de casa.

 

O Projeto Caminho de Volta é desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, e tem como finalidade auxiliar as famílias de crianças ou adolescentes desaparecidos de três formas: tecnologia, apoio psicológico e ensino.

 

Segundo a doutora, a entrada dos jovens na adolecência desencadeia desejos e buscas por aventuras que os incitam e motivam a almejarem mais liberdade e autonomia. Do outro lado, os pais têm dificuldades em compreender e lidar com essa nova fase dos filhos, o que acaba gerando situações desagradáveis como brigas e discussões, que propriciam na maioria das vezes o desaparecimento dos adolescentes de casa.

 

Claudia relatou também, que boa parte desses adolescentes que fogem de casa e não têm para onde ir, como estão em uma fase de descobertas e querem se sentir livres,  não têm noção dos riscos das ruas. Muitos para conseguirem dinheiro podem entrar para o tráfico de drogas e, no caso das meninas, para a prostituição.

 

No decorrer do bate-papo, a psicóloga deu dicas importantes de como os familiares devem agir em situações como essas. Uma delas, diz respeito, ao tempo necessário para procurar  a polícia. Cláudia foi enfática ao afirmar que não é preciso esperar 24 horas para fazer um boletim de ocorrência. O ideal, é que nas três primeiras horas do fato  ocorrido, um contato seja feito com as autoridades competentes, pois assim, é possível evitar que coisas piores aconteçam. Uma outra sugestão é que os pais tenham sempre uma foto atual dos filhos, para facilitar as buscas.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 18/11/2014 - 20:24 e atualizado em 18/11/2014 - 19:42

Mais do programa