Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nomofobia, você sabe o que é?

Nacional Jovem fala sobre problema que poucos conhecem e que nem

Você deixa seu celular ligado 24 horas por dia? Fica o tempo todo conferindo as mensagens que recebe ao celular? Acha que é rejeitado quando ninguém telefona?

 

Cuidado, isso pode ser sinal de que você tem nomofobia. Muitas pessoas não sabem o que é, e nem sabem que têm; por isso, o Nacional Jovem conversou com Christiane Lima, assistente social, psicopedagoga e especialista em saúde da família, para nos esclarecer sobre o tema.

 

Segundo Christiane, nomofobia é um termo relativamente novo e se refere a uma dependência abusiva que as pessoas têm em eletrônicos em geral, uma ansiedade exagerada que se transforma em um vício. As pessoas, geralmente, se isolam em computadores, em internet e em redes sociais, provocando problemas nos relacionamentos interpessoais.

 

A psicopedagoga explica que o termo nomofobia é uma abreviação da palavra inglesa “no mobile ”, que significa sem celular. Ela ainda cita diversos fatores que identificam quando a pessoa tem o transtorno, ressaltando que o vício passa a ser uma doença a partir do momento que começa a atrapalhar, em diversos aspectos, a vida  pessoal.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 06/11/2014 - 20:16 e atualizado em 07/11/2014 - 10:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa