Nesta terça-feira (04), o programa Nacional Jovem conversou com Talitha Macedo, mestre em psicologia clínica e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), sobre o uso de piercings, alargadores, argolas e aplicação de tatuagens entre os jovens e adolescentes.
Para a psicóloga, a atração que os adolescentes sentem em colocar piercing, alargadores e argolas e desejarem uma tatuagem em seus corpos perpassa por um processo de busca da construção da própria identidade. “Para eles, é um sim, símbolo de inclusão em um grupo específico, uma necessidade de afirmação,” afirma Talitha.
No entanto, Talitha Macedo chama a atenção para os cuidados que se deve ter ao optar por um desses acessórios. É que inúmeras complicações podem surgir: como prejudicar a carreira profissional, consequências na saúde, com riscos de alergias até contrair o vírus do HIV e um câncer.
Por fim, a psicóloga destaca que é necessário que os pais tenham bastante diálogo com os filhos, mostrando-lhes os prós e contra da decisão de fazer tatuagens e aplicar piercing e alargadores.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.