Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nacional Jovem fala sobre as dificuldades de aprendizagem

Dificuldades no processo de aprendizagem paralisam alunos no decorrer

Nesta segunda-feira (2), o programa Nacional Jovem conversou com a neuropsicopedagoga clínica e especialista em educação inclusiva, Kelly Cristina Dalmas, sobre as dificuldades ligadas à aprendizagem. Segundo a neuropsicopedagoga, entre as diversas dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem, a Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Tdah), são os que mais impactam no processo de aprendizagem.

 

Confira também: Hiperatividade exige diagnóstico preciso

 

A especialista, destaca que esses transtornos surgem por problemas genéticos ou por falhas no processamento auditivo central e, ainda, ressalta, que os profissionais envolvidos devem estar atentos para não emitirem um parecer equivocado. Para ela, é preciso uma obervação criteriosa, pois para cada dificuldade há um tipo específico de trabalho a ser desenvolvido com intuito de ajudar sanar o problema.

 

Kelly Cristina, também, destaca que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é especialmente preocupante, pois se não for detectado cedo, pode ao longo dos anos trazer outros transtornos que trará mais malefícios a vida da pessoa com o distúrbio.

 

Outro ponto ressaltado pela neuropsicopedagoga, é com relação aos impactos que estes transtornos trazem à vida das crianças e dos jovens como a falta de autoestima. “A criança fica sem autoestima, porque ela passa a ser apontada como aquela que não sabe, como aquela que não consegue, e a partir disso problemas emocionais podem ser agravados quando não tratados”, afirma a educadora.

 

Confira a íntegra da entrevista!!!! O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 02/03/2015 - 21:32 e atualizado em 02/03/2015 - 18:34

Mais do programa