Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro fantasia mundo dominado por mulheres

A escritora Margarida Patriota lança livro de ficção juvenil que trata

O Nacional Jovem dessa quinta-feira (18) conversou com a escritora Margarida Patriota, autora do livro juvenil U'Yara, rainha amazona. Por meio de uma história de aventura, o livro aborda um tema sério que é a desigualdade de direitos entre homens e mulheres.

 

O enredo do livro traz uma tribo em que mulheres dominam, ditam as regras e emitem opiniões enquanto homens apenas servem para catar piolhos e limpar a casa. “Faço uma brincadeira com milênios de tradição patriarcal que existe no mundo”, conta a autora sobre como exaltou a desigualdade de gêneros existente no mundo atual invertendo os papéis do homem e da mulher no livro.

 

Em meio a história, emerge a personagem principal, a princesa U'Yara, cheia de ideias cândidas e boas intenções. A personagem ao perceber que os meninos não podem opinar, nem estudar, decide tomar a iniciativa de enfrentar o status quo desse mundo fantasia criado no livro. A princesa percebe que para que a tribo prospere, é preciso que haja harmonia e igualdade.

 

A autora da narrativa conta que suscita, de uma maneira bem-humorada, discussões sobre direitos iguais, conta que por meio do livro os meninos podem ter uma ideia de como seria se tivessem seus direitos cerceados, como seria ter uma vida diminuída devido a uma visão sexista. “Ainda é realidade em muitos países o cerceamento total dos direitos da mulher”, lembra a escritora.

 

Margarida contou que imaginou a tribo como algo que existiu 200 anos a.C., muito antes do Brasil ser descoberto. O cenário da história foi inspirado no antigo mito grego das Amazonas, integrantes de uma antiga nação de guerreiras. A escritora também remete ao antigo explorador espanhol do rio Amazonas, Francisco de Orellana, que ao chegar a região explorada se deparou com índias que dominavam o rio. As índias icamiabas afastaram os aventureiros exploradores através de uma vitoriosa batalha.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site da Rádios EBC.



Criado em 18/06/2015 - 20:00 e atualizado em 18/06/2015 - 18:19

Mais do programa