Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saúde da mulher: métodos anticoncepcionais

O programa Nacional Jovem entrevista ginecologista sobre os principais

O programa Nacional Jovem continua com o especial Saúde da Mulher. O tema do programa dessa quarta-feira (24) abordou os métodos anticoncepcionais e suas utilizações. A ginecologista e professora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) Georgiana Paulo falou sobre os principais métodos contraceptivos utilizados e explicou sobre o funcionamento do mais popular dentre eles, a pílula anticoncepcional.

 


Os métodos contraceptivos mais conhecidos são os anticoncepcionais orais (pílula), os injetáveis, os adesivos, o anel vaginal e o dispositivo intrauterino (DIU). “Todos os métodos são confiáveis desde que sejam usados corretamente”, afirma Georgina ao contar que normalmente a falha do método parte de quem o usa e não do dispositivo em si.

 


De acordo com a médica, o contraceptivo mais utilizado pelas jovens é o anticoncepcional oral, a famosa pílula. O anticoncepcional funciona bloqueando a ovulação da mulher, ou seja, uma vez usando essa pílula diariamente a ovulação será interrompida, afastando o risco de gravidez.

 


Além de prevenir a gravidez indesejada, a pílula regula o clico e diminui o fluxo menstrual. Em alguns casos pode até diminuir a tensão pré menstrual (TPM) e aliviar as cólicas. Por outro lado, algumas mulheres podem ter dores de cabeça. Nesse caso a médica sugere que o ginecologista escolhido seja avisado prontamente sobre os efeitos colaterais para que suspenda ou troque a pílula utilizada pela paciente.

 


Giorgiana alerta que mesmo que a jovem utilize a pílula anticoncepcional, é necessária a utilização da camisinha nas relações sexuais. A camisinha é importante não apenas para prevenir a gravidez mas para proteger o casal de doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, a gonorreia, a herpes e o vírus da aids.

 

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site da Rádios EBC



Criado em 25/06/2015 - 00:33 e atualizado em 24/06/2015 - 20:54

Mais do programa