O programa Nacional Jovem dessa quarta-feira (15) deu sequência ao quadro especial sobre profissões. A estudante de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), Maria Paula Abreu, cursa o 6º semestre e estagia na Rádio Nacional da Amazônia.
A estudante conta que antes de se decidir pelo Jornalismo, escolheu o curso de Comunicação Social que, na UnB e em outras universidades federais, integra três habilitações (audiovisual, publicidade e jornalismo). “Me encontrei no curso na hora de produzir e ler os textos”, conta Maria Paula que, ao entrar na faculdade, se identificou mais com a habilitação que priorizava a informação e a escrita. “Precisa estudar e ler muito”, afirma a estudante sobre a responsabilidade social que o comunicador, principalmente o jornalista, tem com o público leitor, ouvinte, ou telespectador. “A gente tem que passar a verdade”, diz.
Para Maria Paula a imparcialidade no Jornalismo é um mito. “A gente tem que buscar o máximo ser imparcial porque a partir do momento que você escolhe um recorte da história você já se posiciona”, explica a estudante que, apesar de ser utópica, a imparcialidade tem que ser o norte da profissão.
Saiba mais sobre a profissão!
Confira a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.