O Nacional Jovem dessa quarta-feira (22) recebeu a professora Flávia Franco para conversar sobre o curso de Pedagogia no quadro especial sobre profissões. A pedagoga se formou pela Universidade de Brasília no final de 2013 e atualmente leciona para turmas do 2º ano da Educação Infantil.
De acordo com Flávia, o desejo pelo curso foi construído aos poucos desde a infância. “Queria ser um canal para o bem”, conta a professora que, quando mais nova, gostava de brincar de caça talentos para poder encontrar o melhor de cada pessoa.
Ao ingressar na universidade, Flávia acreditava que seria apenas uma questão de aprender a dar aula, mas percebeu que o curso abrange muito mais do que isso. A professora conta que se aprende sobre o desenvolvimento humano, sobre teorias psicológicas, antropologia e até filosofia. “Passa por áreas que nunca imaginou”, diz.
“Você se constitui professor ao longo do tempo”, afirma a pedagoga. A presença em sala de aula é o maior aprendizado que o estudante pode ter. Flávia também conta que a responsabilidade não é apenas com o aluno, mas também com as famílias, que possuem histórias, sonhos e aptidões diferentes. “Tem que ter um olhar sensível para isso”, afirma.
Para a professora, o maior desafio e, ao mesmo tempo, a maior gratificação é trabalhar com os diferentes contextos apresentados pelos alunos. “Não damos modelo, damos estímulo à produção de saber”, diz a professora sobre a importância de se formar cada um do jeito que é e de facilitar o ambiente para a transmissão de conhecimento.
Confira a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.