O Nacional Jovem dessa segunda-feira (10) apresentou o site “Quem me representa?”, desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande pelo pesquisador Andryw Marques e os colegas Nazareno de Andrade e João Arthur. O site auxilia o cidadão a encontrar os deputados que representam os ideais que defende por meio de temas que foram votados esse ano na Câmara Federal.
Funciona da seguinte forma: o internauta opina se é contra ou a favor vários assuntos como a redução da maioridade penal e o fim da reeleição. A partir das opiniões, o site calcula qual deputado se assemelha mais com as opiniões expostas.
Adryw conta que todas as informações sobre o posicionamento dos deputados são encontradas no site da Câmara, porém não muito simples de mensurar. “A gente criou um site que de forma rápida e simples as pessoas possam saber [o posicionamento do congressista]”, conta.
De acordo com o pesquisador, mais de 50 mil pessoas já acessaram o “Quem me representa?” em menos de cinco dias. “A gente teve muitos comentários positivos sobre a ferramenta”, ressalta.
“A ideia é ser bem atualizado”, conta o pesquisador sobre os planos de adicionar mais temas que foram votados pelos deputados.
Além dessa ferramenta, os pesquisadores também desenvolveram o “House of Cunha”. Um gráfico que mostra os deputados que votam parecido entre si e os deputados que pensam parecido com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Confira a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.
Conheça as atribuições dos deputados federais