Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, o Natureza Viva deste domingo (22), foi até a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, falar sobre o III Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés. Com atividades em Alto Paraíso e na Vila de São Jorge, o encontro acontece de 24 a 27 de maio com oficinais, rodas de conversa, saídas de campo e extensa programação. Para este ano, a planta-símbolo é o Buriti.
Em entrevista ao Natureza Viva, a idealizadora e coordenadora do encontro Daniela Ribeiro, conta que os raizeiros precisam de muito apoio. "A gente faz esse evento pela mobilização voluntária de todos. Precisamos de muito patrocínio, muito apoio. Por mais que recebamos ajuda local, precisamos de alimentação, do transporte. Tem pajés que vêm do Acre, do Tocantis. Tem os Kalungas. Quanto mais apoio a gente conseguir, mais mestres dos saberes tradicionais podemos trazer".
Em 2017, o encontro somou mais de 1 mil participantes. Só de mestres, a organização deste ano espera 60 pessoas. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (62) 99941-3464 ou pelo e-mail: tresluasetno@gmail.com.
O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e MEC AM.