Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pescador denuncia situação atual do Rio Pacuí, no Amapá

Proibidos de pescar e até mesmo de comprar o pescado na beira do rio, pescadores locais estão mudando de atividade e se tornando agricultores

Natureza Viva

No AR em 01/04/2018 - 11:26

A situação é alarmante! Pelo menos nove rios e igarapés do Pará estão com níveis de metais tóxicos acima do permitido após vazamento em depósito de rejeitos tóxicos da mineradora em Barcarena. Para falar sobre essa saúde dos rios, que está diretamente ligada a saúde da gente, Mara Régia conversou com o pescador do rio Pacuí, no Amapá, Kaleb Pantoja. 

Em seu depoimento ao programa, ele diz que o rio Pacuí está sendo propriedade dos fazendeiros. "O rio hoje tem aproximadamente 27km mas as entradas de acesso estão fechadas. Não tem condição nem do pescador pescar, nem de entrar canoa pequena. Tá fechada de mata, pau caído. Então o pescador está entrando para pescar nessa área de lago, mas os fazendeiros se dizem donos e proíbem os pescadores alegando que estão nós estamos roubando gado, cortando a cerca deles. Aí feita a denúncia apreendem material dos pescadores, mesmo fora do defeso", destaca Kaleb.

Na entrevista, ele fala também sobre as espécies mais ameaçadas do rio, como o peixe-boi e o tucurané. E fala ainda sobre o destamatamento na região. 

Ouça no player abaixo o áudio na íntegra. 

O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h nas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 01/04/2018 - 11:57

Mais do programa