Dia 11 de setembro será comemorado o Dia Nacional do Cerrado. O Natureza Viva se antecipa às comemorações conversando com gente que guarda em si a resiliência desse bioma que, mesmo depois de ficar meses sem chuva a mercê das queimadas, a partir de agora começa a dar o ar de toda sua graça fazendo brotar folhas e flores nos galhos retorcidos, como se quisesse enfeitar o cinza das árvores atingidas pelo fogo.
O Natureza Viva deste domingo (9), conversou com a ecopedagoga e doutora em Água e Educação pela Universidade de Brasília (UNB), Vera Lessa Catalão, que falou sobre o cerrado.
Segundo ela, de acordo com dados de pesquisas de 2010, cerca de 49% da cobertura total do cerrado já havia se perdido. Isso significa o desaparecimento da fauna e da flora e uma grande quantidade de ervas não catalogadas sendo perdidas. "Devemos comemorar a data do Dia Nacional do Cerrado chamando a atenção para o cerrado e para a sua preservação", comenta.
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique no player acima.
O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 7h, na Rádio Nacional do Alto Solimões; e, às 8h, nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.