Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil gera 1kg de lixo por habitante a cada dia

Segundo diretor do SLU, ideia é reduzir esse montante em 15%. Todo o resto do material pode ser aproveitado

Natureza Viva

No AR em 07/04/2019 - 08:00

Só em 2017, o Brasil produziu 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Este volume corresponde a mais que o triplo de todo a cana de açúcar que o país exportou neste mesmo ano. Ou seja, se o lixo fosse um produto de exportação venderia mais do que café e açúcar. 

Para enfrentar esse problema tão comum nos centros urbanos, Mara Régia conversou com o diretor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Paulo Celso, que falou sobre coletiva seletiva, compostagem, reciclagem, entre outros.  

Segundo ele, "Brasília é líder nacional na questão tanto de reciclagem como compostagem. A gente tem desviado do aterro sanitário quase 11% dos resíduos que coletamos. Mas se nós tivéssemos uma coleta seletiva mais efetiva a gente poderia ter os níveis muito mais adequados e próximos dos EUA, Japão. A gente tá muito distante ainda. A gente aproveita no máximo, aqui em Brasília, de 3,5% a 4% do lixo para resíduos recicláveis. Sendo que o potencial é 35, 37% ", avalia o diretor.

Na entrevista, Paulo reforça ainda a importância da coleta seletiva que deve ser expandida em até 95% nos próximos 3 meses. Em Brasília são coletadas 3 mil toneladas por dia. Hoje 1.500 pessoas têm renda do reciclado seco da coleta seletiva. 

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:

O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 7h, na Rádio Nacional do Alto Solimões; e, às 8h, nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 07/04/2019 - 12:21 e atualizado em 07/04/2019 - 12:20

Mais do programa