Tramita na Câmara dos Deputados um Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere, do Executivo para o Legislativo, o poder de homologar terras indígenas. A PEC 215/00 gera polêmica e encontra resistência de movimentos sociais.
Segundo o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, a intenção desta proposta é "trocar um pedaço bom da Constituição por outro ruim" e que a mudança pode permitir que interesses daqueles que não querem ver a floresta preservada, prevaleçam prejudicando a conservação das florestas no Brasil.
Ouça também: Documentário mostra mulheres em luta contra a violência na Amazônia
Sérgio Leitão ressalta que neste momento em que o país está passando por uma crise hídrica, o Congresso Nacional quer diminuir a proteção, prejudicar os índios, que são os maiores guardiões da floresta e prejudicar a população brasileira, "descriando" as unidades de conservação, ou seja, desfazendo o que já foi feito, retirando a proteção, em prejuízo da natureza e da vida de cada brasileiro.
Somando a esta questão, o Greenpeace faz uma petição on-line para que o governo de São Paulo e a Sabesp parem de dar desconto na conta de água para as grandes empresas, ou seja, cobrar menos de quem usa mais, o que desestimula a redução, a racionalização do consumo.
Saiba mais sobre a petição on-line "Água para quem?" nesta entrevista do diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Sérgio Leitão ao programa Natureza Viva, com a jornalista Mara Régia.
O Natureza Viva vai ao ar aos domingos, das 8h às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia.