Começam as reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e a jornalista e escritora, Sônia Hirsch, conversou com a apresentadora Mara Régia, no programa Natureza Viva sobre a importância de uma alimentação saudável. Ela alertou para que as pessoas procurem consumir produtos naturais, adquiridos em feiras, mercados. Comer mais folhas verdes como chicória, mostarda e outras, que ajudam a desintoxicar o organismo.
A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, é um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Cerca de 2 mil convidados participam do evento. Todos os estados estarão representados, respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação, formada pela sociedade civil, terá entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral.
Encontros temáticos também compõem o processo de preparação da Conferência. Em junho foi realizado o Encontro sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia e neste mês em Porto Alegre sobre a atuação das mulheres na promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional. Os próximos encontros serão sobre o " papel da água no cenário atual", nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo; e a soberania alimentar da população negra e das comunidades tradicionais, nos dias 23 e 24 de setembro, em São Luís, no Maranhão.