A Vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Edel Morais, explicou no Programa Natureza Viva, os objetivos do III Encontro Chamado da Floresta que aconteceu dias 28 e 29 de outuro, em São Pedro, na Resex Tapajos-Arapiuns. O evento reuniu cerca de 3 mil pessoas e contou com a participação de delegações de várias partes do Brasil.
“O chamado da floresta foi um grande encontro. Foi um grande momento de cerebração e de reivindicação das pautas das populações extrativistas da Amazônia. O momento foi muito especial porque também comemoramos os 30 anos do CNS,” informa Edel.
Edel contou que foi um momento de reencontrar as primeiras lideranças que formaram o conselho e que estiveram presente prestigiando, colaborando, contribuindo e participando da jornada de lutas que acontece no coração da Amazônia.
Ela falou sobre o Plano Nacional do Extrativismo e disse: “ ele pretende reunir em um plano de ação, todas as ações que são direcionadas às populações extrativista e aos povos de comunidades tradicionais. Este plano é um marco, um documento onde a partir de agora nós temos pra onde olhar e pra onde nos dirigirmos no acompanhamento, na avaliação, no monitoramento das ações das políticas públicas que deverão ser implementadas para as populações extrativistas,” analisa.
Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Natureza Viva vai ao ar todos os domingos, às 8h (horário de Brasília), nas rádios Nacional de Brasília, Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro e Nacional do Alto Solimões.