Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Menor consumo de carne pode piorar o aquecimento global?

Ouça professor Ciro Rosolem vice-presidente do CCAS sobre o assunto

Boa parte das emissões de gases de efeito estufa tem sido atribuída à pecuária. Quem refuta essa afirmação é o Professor Ciro Antonio Rosolem, Vice-Presidente de Estudos do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e Professor Titular da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCA/Unesp Botucatu).

 

Em entrevista ao programa Natureza Viva deste domingo (31), ele esclarece que  um trabalho publicado na revista Nature Climate Change, em janeiro deste ano, desmente o que sempre foi divugado. O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, junto com pessoal da Embrapa. 

 

A equipe desenvolveu um modelo matemático muito complexo, que leva em conta todas as emissões de carbono geradas na produção pecuária, mas também contabilizou o carbono sequestrado pelas pastagens que fica no solo. A conclusão foi que, se a demanda por carne bovina aumentar, haverá diminuição da emissão de carbono pela pecuária, desde que o desmatamento seja controlado. Ao contrário, se a demanda, e a produção diminuírem, as emissões serão aumentadas.

 

Ouça a entrevista da íntegra clicando no player acima.

 

Os domingos começam com muita informação e debates sobre sustentabilidade nas Rádios EBC. É o Natureza Viva, que, a partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres, além de dicas para preservação do meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 08h - e no horário local da Nacional do Alto Solimões às 06h. A apresentação é de Mara Régia.



Aquecimento global: é necessário mudar a relação com o planeta

Aquecimento global não é só problema para florestas, afirma especialista

Criado em 31/01/2016 - 14:53 e atualizado em 31/01/2016 - 12:53

Mais do programa