Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Companhia Urbana de Dança traz espetáculo "Na Pista" ao Sesc Rio

Pioneiro no Brasil, grupo recebeu críticas positivas do NY Times

Romper barreiras por meio da dança é uma missão que a Companhia Urbana de Dança vem cumprindo nos últimos dez anos. Do início sem muitas pretensões à consagração na Broadway, não foram raras as vezes em que o preconceito contra a origem dos dançarinos e contra a própria dança de rua tentaram interromper esta história. Mas é em clima de festa que a Companhia comemora 10 anos, com o espetáculo espetáculo "Na Pista", com direção de Sonia Destri Lie, no Circuito Sesc de Artes Cênicas. A apresentação vai ser no Sesc Ginástico, no dia 15 de abril.

 

Em entrevista ao Arte Clube, a diretora, Sonia Destri Lie, conta que o grupo surgiu "quase sem querer" e foi se firmando como a primeira companhia de dança urbana profissional do país, unindo jovens de comunidades  do Rio de Janeiro em torno da arte. O grupo tem participado dos maiores festivais de dança do Brasil e também do exterior. Sonia conta como tem sido esta experiência, que rendeu críticas positivas em vários veículos de comunicação, entre eles, o The New Yor Times, por duas vezes. Apesar do sucesso, ela afirma que a dança urbana ainda sofre preconceito no Brasil.

 



De acordo com Sonia, "Na Pista" marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a Companhia neste trabalho, que tem como referências hits de Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill, clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular. Ao universo dos dançarinos, a coreografa trouxe David Bowie, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a dance music. Ritmos e sequencias coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens da Companhia inspiram este trabalho, no qual técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com a estética própria de cada um deles. A trilha sonora é assinada por Rodrigo Marçal.

 

Acompanhe a entrevista! Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h, na MEC AM.



Criado em 14/04/2015 - 22:42 e atualizado em 15/04/2015 - 10:36

Mais do programa