Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acre confirma os três primeiros casos de coronavírus no estado

Os três casos passaram pelo primeiro teste e aguardam a contraprova pelo Instituto Evandro Chagas e ainda não são contabilizados pelo Ministério da Saúde

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 17/03/2020 - 18:30

O anúncio foi feito pelo governador Gladson Camelli na tarde desta terça-feira. O governador afirmou que optou por não esperar o resultado da contraprova, para fazer a divulgação.

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, todos os pacientes apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

Um homem de 30 anos e uma mulher de 50 viajaram recentemente à São Paulo. O terceiro caso é de uma mulher de 37 anos que chegou ao estado, após viagem à Fortaleza, no Ceará.

Por causa da confirmação dos casos de Covid-19, as aulas foram suspensas da creche ao ensino superior da rede pública e particular da capital Rio Branco a partir desta quarta-feira.

O estado está em emergência em saúde pública por causa da pandemia de coronavírus. O decreto foi publicado nesta terça-feira e tem validade de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado enquanto durar a emergência.

Com isso, o executivo estadual pode realizar despesas, inclusive com dispensa de licitação, para a contratação de profissionais da área da saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos.

Entre outras medidas, o decreto também garante ao estado realizar de forma compulsória, exumações, necropsias e cremações. As autoridades acreanas orientam ainda que as unidades de saúde só devem ser procuradas em casos de emergência.

Com um caso de coronavírus confirmado, Governo do Amazonas e a prefeitura da capital Manaus também decretaram estado de emergência em saúde pública por 120 dias. Em Rondônia, o Governador Marcos Rocha decretou a situação de emergência pelo período de 180 (cento e oitenta dias). Rondônia seguem sem casos confirmados e dois sob suspeita de Covid-19.

Ouça também:

- A partir de hoje, as aulas em todos os estabelecimentos de educação do Maranhão estão suspensas

- Vai começar nesta quarta-feira o trabalho de retirada do navio que naufragou no Amapá, no final de fevereiro. Mais de 30 pessoas seguem desaparecidas

Criado em 17/03/2020 - 19:31

Mais do programa