Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leucemia Felina: conheça a doença e os riscos para seu gato

A Leucemia felina é uma doença causada pelo vírus FeLV, que compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos e felídeos selvagens

Nossos Bichos

No AR em 02/09/2018 - 14:06

O programa Nossos Bichos conversou com o médico veterinário Leonardo Gonçalves, oncologista de pequenos animais, sobre a leucemia felina, doença que acomete gatos domésticos e felídeos selvagens. O mal ataca o sistema imunológico do animal abrindo caminho para outras doenças.

Ouça a entrevista completa:

"A leucemia felina é uma doença causada por um vírus e que pode ser transmitida de um animal para o outro", explica o veterinário. "Animais que não são domiciliados ou que tem contato com outros animais acabam pegando em brigas, usando o mesmo prato para se alimentar ou na caixa de areia". Existe ainda o risco de transmissão da mãe para o filho. "É menos, comum, mas pode acontecer", afirma. 

"A partir do momento que a doença é inoculada o tratamento é muito difícil e o prognóstico é muito ruim", alerta Leonardo. Quando o diagnóstico é feito, por meio de exame encontrado em qualquer clínica veterinária, o tratamento se orienta na aplicação de cuidados paliativos, apenas para aliviar os sintomas, visto que não há cura. 

Para evitar a doença, as orientações passam por diminuir o número de animais em casa, não deixar que fiquem soltos na rua e cuidados como manter caixas de areia separadas para animais diferentes. Além disso, já existe também a vacina contra o vírus FeLV, causador da doença. 

O programa Nossos Bichos vai ao ar todo domingo, às 10h na Nacional do Alto Solimões, e às 12h na Nacional da Amazônia e Nacional AM de Brasília.

Criado em 02/09/2018 - 16:33 - Episódio Saúde Animal

Mais do programa