Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Veterinária explica como identificar e cuidar do câncer em animais

A entrevistada do Nossos Bichos desta semana é Juliana Vieira Cirillo, médica veterinária com especialização em oncologia. Ouça a entrevista

Nossos Bichos

No AR em 02/08/2022 - 15:21

O diagnóstico de câncer em pets tem aumentado nos últimos anos. A afirmação é da médica veterinária Juliana Vieira Cirillo, entrevistada do Nossos Bichos desta semana. Ela acredita que dois fatores contribuem para isso: exames mais precisos e o maior cuidado por parte do tutor com o animal. "Hoje (o animal) é considerado membro da família. Não é mais aquele cão que fica no quintal, mas dorme com a gente, fica ao nosso lado", comenta. Essa convivência, segundo a veterinária, é importante para que o tutor perceba de forma mais rápida alterações desenvolvidas por conta do câncer.

O linfoma, segundo a veterinária, é o tipo de câncer mais diagnosticado nos pets e a taxa de sucesso no tratamento vai depender do estágio em foi feito o diagnóstico e do tipo de linfoma. A médica explicou ainda que os cães mais idosos são mais propensos ao câncer. No entanto, entre cães da raça Golden Retriever a doença pode aparecer a partr dos 3 ou 4 anos de vida. Outro fator de risco para o aparecimento de tumores é a obesidade.

Para identificar o câncer e dar o tratamento adequado logo no início, um conselho da profissional é observar o aumento dos glânglios, que aumentam de volume abaixo do pescoço, embora haja outros tipos que se desenvolvem silenciosamente, como o câncer de basso em gatos, por exemplo. Depois do tratamento, o pet deve ser acompanhado por dois anos.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Tags:  câncer pets

Criado em 02/08/2022 - 16:00

Mais do programa