Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comemore os 79 anos da Nacional com homenagem a Emilinha Borba

Fã-clube da Rainha do Rádio e ouvintes iniciam as comemorações do

Neste sábado, das 9h às 10h da manhã, o programa Onde Canta o Sabiá, apresenta um especial com músicas e informações sobre Emilinha Borba (1923 - 2005). O programa dá início ao mês de comemorações pelos 79 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que faz aniversário no dia 12 de setembro.

 

Clique no player acima e ouça a música "Chiquita Bacana" na voz de Emilinha Borba!

 

Clique no player abaixo para ouvir a Rádio Nacional ao vivo.

 

 

 

O programa, ao vivo, vai contar com a presença de Mário Marinho, presidente do fã-clube de Emilinha Borba, uma das cantoras mais populares do Brasil, que teria completado 92 anos de idade no dia 31 de agosto deste ano.

 

Emilinha, que fez parte do time de artistas da Rádio Nacional, na chamada Época de Ouro do rádio, foi por muitos anos considerada a Rainha do Rádio. Segundo relato no portal do escritor Luiz Américo, que pretende contar a história da MPB, "na galeria dos grandes astros produzidos pelo rádio, temos que levar em conta, muito especialmente, aquelas que indubitavelemente foram as maiores durante tanto tempo: Emilinha Borba e Marlene. A primeira, a favorita da Marinha, foi durante vários anos considerada a Rainha do Rádio. Seu sucesso foi estupendo e seus fãs-clubes funcionavam como verdadeiras equipes promocionais. Ambas apareceram mais de cinquenta vezes na capa da Revista do Rádio, cujo índice de vendagem era então assombroso".

 

Ainda segundo Luiz Américo: "'Chiquita Bacana' foi grande sucesso carnavalesco de João de Barro na voz de Emilinha, que juntamente com Marlene, fazia parte do invejável cast artístico da Rádio Nacional, apresentando-se no Programa de César de Alencar. Nas inúmeras campanhas feitas para a escolha dos melhores do Rádio, o público se mantinha fiel a elas e, certa feita, os funcionários daquela emissora abriram um milhão de cartas. Nunca, nem mesmo na época do aparecimento de Orlando Silva, o público se havia rendido tão intensamente diante de um artista. O sucesso de Emilinha Borba e Marlene foi até analisado por psicólogos que estudavam a reação popular diante de seus ídolos e constitui prova contundente da penetração do rádio, através do lançamento de artistas talentosos, na vida do povo brasileiro".

 

Ouça Onde Canta o Sabiá ao vivo, clicando no player acima, neste sábado, das 9h às 10h da manhã.



Criado em 04/09/2015 - 17:08 e atualizado em 04/09/2015 - 16:51