Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Kawah Ijen, de João Guilherme Ripper, é a ópera de destaque deste domingo

Programa contará com a participação do próprio compositor, que fala sobre a ópera e sobre a produção no Festival Amazonas

Ópera Completa

No AR em 25/08/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (25) faz uma homenagem ao compositor carioca João Guilherme Ripper, cujos 60 anos foram comemorados no último dia 20, e apresenta a sua ópera em três atos “Kawah Ijen”

Com libreto do próprio compositor, a ópera “Kawah Ijen” (Vulcão Azul), de João Guilherme Ripper, foi encomendada especialmente para a 21ª edição do Festival Amazonas de Ópera, que é considerado o mais importante evento do gênero da América Latina. “Kawah Ijen” é baseada na história original do português Fernando Barata, e se passa nos arredores do vulcão Kawah Ijen, na Indonésia, onde o dono de uma mineradora enriquece às custas da exploração dos habitantes da vila, que se adoecem devido à exposição ao enxofre. Mesmo se tratando de uma história que mistura mitologia e ficção, “Kawah Ijen” traz algumas reflexões bem atuais, como corrupções e lutas políticas por melhores condições de trabalho. 

Outra característica bem interessante na ópera “Kawah Ijen”, é a união de três culturas bem diferentes: brasileira, portuguesa e indonésia, além do impressionante uso do Gamelão, instrumento musical coletivo típico das ilhas de Java e de Bali, que foi construído especialmente para a ocasião. 

A estreia de “Kawah Ijen” ocorreu em 27 de maio de 2018, durante o Festival Amazonas, e contou com um grande elenco composto por Homero Velho, Ignacio de Nonno, Juremir Vieira, Isabelle Sabrié e Carol Martins, além da regência de Marcelo de Jesus e a direção cênica de William Pereira. 

E o programa contará com a participação do próprio compositor João Guilherme Ripper, que fala sobre algumas das principais características desta ópera, além da grandiosa produção do Festival Amazonas.

Ouça a MEC FM:

Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 23/08/2019 - 12:52

Mais do programa