O programa "Ópera Completa" deste domingo (2) apresenta “I Puritani”, de Vincenzo Bellini, uma das grandes composições do repertório belcantista.
Composta por três atos, “I Puritani” foi a última ópera escrita por Bellini e teve sua estreia no Teatro Italiano, em Paris, em 1835. O libreto, de Carlo Pepoli, é baseado na peça Têtes Rondes et Cavalieres, de Jacques-François Ancelot e Joseph Xavier Saintine, que, por sua vez, adaptaram o romance Old Mortality, de Walter Scott. A obra retrata a intensa história de amor e lealdade de Elvira, filha de um puritano, e Arturo, um realista, no contexto tumultuado da Inglaterra do século 17, marcada pelos conflitos religiosos.
E entre as passagens mais conhecidas de “I Puritani”, de Bellini, podemos destacar a polonese “Son vergin vezzosa”, no final do primeiro ato, e a ária “Qui la voce”, no segundo ato, ambas na voz da personagem Elvira. Essas árias são bastante características do estilo bel canto, com sua exigente técnica vocal e belas linhas melódicas, que exigem grande virtuosismo e expressividade emocional.
No programa, ouça uma das gravações mais atuais desta ópera, lançada em dezembro de 2024, e que tem se destacado pela interpretação excepcional dos cantores Lisette Oropesa, com sua voz brilhante e cristalina interpretando a personagem Elvira, e Lawrence Brownlee, que se destaca por sua agilidade vocal e expressividade na interpretação do personagem Arturo. Essa gravação conta também com a condução de Riccardo Frizza, à frente da Filarmônica de Dresden, trazendo à tona toda a riqueza dramática e melódica da obra.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.