No programa Ópera Completa deste domingo (17), confira “Dialogues des Carmélites”, ópera em três atos do compositor francês Francis Poulenc.
“Dialogues des Carmélites” (ou “Diálogo das Carmelitas”, em português) possui libreto e música de Francis Poulenc e é composta por três atos e 12 cenas interligadas por interlúdios orquestrais. Esta foi a segunda ópera de Poulenc, composta em 1956, e é baseada na obra de mesmo nome de Georges Bernanos.
“Diálogo das Carmelitas” retrata o horror durante a Revolução Francesa, e conta a história do martírio de 16 freiras Carmelitas, que se recusam a renunciar à sua vocação. Neste período, Francis Poulenc havia retornado aos ensinamentos do catolicismo após um período afastado da religião devido à sua orientação sexual.
“Dialogues des Carmélites” possui três versões: uma em italiano, que estreou em 26 de janeiro de 1957 em La Scala, em Milão. A estreia da versão original, em língua francesa, ocorreu em Paris em 21 de junho de 1957. E uma terceira versão, em inglês, foi apresentada pela primeira vez em setembro de 1957 em São Francisco.
O programa traz a versão em francês, com os solistas Jose Van Dam, Catherine Dubosc, Jean-Luc Viala, Rita Gorr, Rachel Yakar, Martine Dupuy e Brigitte Fournier. Coro e orquestra da Ópera Nacional de Lyon, sob a regência de Kent Nagano.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.