Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Lucia di Lammermoor”, de Gaetano Donizetti, é o destaque do Ópera Completa

No elenco, grandes solistas: Ludovic Tézier, Joseph Calleja, David Lee e Diana Damrau. Regência de Jesus Lopez-Cobos

Ópera Completa

No AR em 10/05/2020 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (10) apresenta “Lucia di Lammermoor”, de Gaetano Donizetti. 

Com libreto de Salvatore Cammarano e baseado no romance “A Noiva de Lammermoor”, de Sir Walter Scott, “Lucia di Lammermoor’ estreou em Nápoles no Teatro San Carlo, em 26 de setembro de 1835. O drama tem uma das mais famosas cenas de loucura do mundo operístico: enganada pelo irmão, Enrico, Lucia acabou se casando com Arturo, mas a presença de Edgardo, seu verdadeiro amor, faz com que a jovem perceba o erro, mate o marido, e enlouqueça. 

Vale lembrar que em 1832 Donizetti havia estreado a ópera “O elixir do amor”, que é uma ópera buffa, e três anos depois ele estreia “Lucia di Lammermoor”, que é uma ópera completamente diferente, em que mostra um Donizetti trágico e mais profundo. O texto oferece cenas violentas de emoção, amor, ódio, ciúmes, de forma intensa e franca. 

Juntamente com “Don Pasquale” e “O elixir do amor”, “Lucia di Lammermoor” é uma das óperas mais representadas de Donizetti na atualidade, e será apresentada no programa com um elenco de peso, que inclui Diana Damrau no papel título, além de Ludovic Tézier, Joseph Calleja, David Lee, Nicolas Testé, Marie Mclaughlin, Andrew Lepri Meyer, o Coro e Orquestra da Ópera de Munique, sob a regência de Jesus Lopez-Cobos. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 08/05/2020 - 15:23

Mais do programa